Untitled Document
Untitled Document

NOSSA ESCOLA - HISTÓRIA DO IPLC

 

    O Instituto Padre Leonardo Carrescia pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas, fundado em 18 de outubro de 1946. Há 66 anos comprometido com o Projeto de Evanlegização da Igreja Católica com o ideal da educação dos fundadores: Vicente Gargiulo e Madre Inês da Imaculada.

 

     A Educação ministrada no Instituto Padre Leonardo Carrescia é inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana e cristã. Tem por finalidade o pleno desenvolvimento da pessoa o seu preparo para o exercício consciente da cidadania, tendo como princípios filosóficos o SER E SERVIR.

 

     E como isso começou? Vamos conhecer um pouco da história de nossa escola.

 

     1866

     Nasce na cidade italiana de Castelnuovo Della Daumia o menino Leonardo Félix Carrescia, futuro Padre Leonardo Carrescia.

 

     1901

     Padre Leonardo Carrescia chega ao Brasil, indo morar à Rua Barão de Itapagipe 96, com sua irmã Clotilde e, mais tarde, com sua sobrinha Angélica Carrescia. Ao ingressar na Comunidade da Paróquia Candelária, legou todos os seus bens materiais a uma entidade filantrópica, ainda a ser fundada. Sua sobrinha sugere-lhe a criação de uma instituição educacional.

 

Surge a semente de nossa escola!

 

     1937

     Vocacionada à vida religiosa, Angélica Carrescia, retorna à Itália para fazer o noviciado na Congregação das Irmãs Franciscanas Alcantarinas. Voltou ao Brasil como religiosa, indo prestar serviços assistenciais na cidade de Paty do Alferes.

 

     1945

     Falece o Padre Leonardo Carrescia, mas suas idéias continuam através de sua sobrinha.

 

     1946

     18 de outubro - Abertura oficial do Instituto Padre Leonardo Carrescia, localizado na própria residência da família. Realiza-se o plano idealizado por Padre Leonardo Carrescia e também por sua sobrinha, Madre Angélica Carrescia.

 

     Inicialmente, ministrava-se apenas o antigo curso primário.

 

     Gradativamente, o novo estabelecimento foi crescendo e, paralelamente, aumentando o número de alunos. Surge, então, o Curso Secundário (antigo Ginásio).

 

     Novas instalações são contruídas em terrenos laterais, inclusive a Capela dedicada a São Francisco de Assis.

 

     1960

     Criação do Curso de Formação de Professores, antigo Curso Normal, e dos Cursos Clássicos e Científico.

 

     1979

     Surge o Ginásio Madre Angélica Carrescia e o teatro com capacidade para seiscentas pessoas sentadas.

 

     1982

     Inauguração de um novo prédio (bloco), onde funciona a parte administrativa da escola.

 

     1990

     Madre Angélica Carrescia é agraciada com o título de "Cidadã Carioca", conferido a ela pela Câmara de Vereadores como prova de reconhecimento por toda sua dedicação voltada para a Educação.

 

     1997

     Construção e inauguração de novo prédio e novas quadras esportivas

 

     Hoje, o Instituto Padre Leonardo Carrescia, a obra nascida no coração de Madre Angélica Carrescia e que recebeu toda a sua dedicação de vida e de seus bens, é uma escola moderna e de alto conceito na cidade do Rio de Janeiro. Cidade que ela amou e para qual prestou relevantes trabalhos filantrópicos e educacionais.

 

     Todo este trabalho vem gerando "frutos" para a sociedade, haja vista o grande número de ex-alunos que ocupam posições de destaque em suas atividades.

 

O CARRESCIA É AMOR, FÉ, ENGRANDECIMENTO, VIDA.

Untitled Document

 

 



Usuário:

Senha:



Manual do Aluno

Esqueceu sua senha?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Barão de Itapagipe, 96 - Rio Comprido - Rio de Janeiro - CEP 20261-005 - Tels: 2293-7149 - 2293-7099